Nesta porção encontramos uma relação muito especial do Eterno com um dos personagens mais fantásticos da Tora o nosso pai Avraham.
Vemos as formas com que o Eterno se comunica e podemos aprender a discernir estas formas e pedir para Hashem mais entendimento.
Encontramos as seguintes situações nesta parasha:
- Três anjos visitam Avraham = 18:1-15
- Destruição de Sedom e Amorá = 18: 16 – 19:38
- Avimelech toma Sara = 20:1-18
- Nascimento de Yitschac = 21:1-8
- Expulsão de Hagar e Yitschac = 21: 9-21
- Avimelech faz um Pacto com Avraham = 21:22-34
- A amarração de Yitschac = 22:1-19
- Nascimento de Rivca = 22:20-24
Esta porção semanal é rica em informações, podemos extrair dela muito aprendizado, nossa intenção é falar de apenas alguns dos tópicos descritos acima.
Para contextualizar precisamos ir ao final da parasha LechLechá, mais precisamente no passuk 24 do capitulo 17, onde encontramos a informação que ao 99 anos de idade nosso Pai Avraham, foi circuncidado na carne.
Ou seja, já na parasha Vairá nosso pai vai colher as bênçãos do pacto firmado com Hashem, nela encontramos uma grande felicidade de nosso Pai, pois no início da nossa parasha Hashem aparece para ele.
Rashi diz que foi para visitar um doente;
Rabi Chama bar Chanina, Hashem veio para saber como ele estava se sentindo pois era o terceiro dia de circuncisão;
Mizrachi no entanto diz que Hashem foi somente no terceiro dia pois nosso pai Avraham, nos dias anteriores estavam ocupado em realizar a circuncisão em Yishmael e todos os homens de sua casa;
Ramban diz que Hashem Se revelou a Avraham para cura-lo, pois, a revelação Divina é uma cura para a doença causada por sua circuncisão, conforme emociona o texto de Provérbios 16:15 “A luz do semblante do Rei existe vida”.
O texto “enquanto ele estava sentado à entrada de sua Tenda” capitulo 18:1, segundo o midrash nos conta, que todos os dias na hora do almoço no pai Avraham ficava na porta de sua tenda, esperando alguém passar para que ele viesse a convidar para almoçar e hospedar sua visita.
Um dos grandes prazeres do nosso pai Avraham era dar uma refeição a alguém com fome, e ao terminar ele ensinava a agradecer a Hashem, desta forma ele lhes explicava tudo sobre Hashem.
E não foi diferente por ocasião de sua brit-mila, ele ficou debilitado mais sentou a frente de sua tenda como de costume.
Segundo o Rabino MosheGrylak em Reflexões sobre a Tora, é muito difícil descrever a fonte de bondade e amor que emerge do coração de Avraham, por conta destas qualidades que transparecem no episódio das visitas.
Caso isso não fosse suficiente, continuando no passuk 2 do capitulo 18, encontramos a visita de mais três anjos, no qual nosso pai prontamente propôs aos mesmos para que não continuasse sua jornada sem que antes descansasse em sua tenta.
Situação pela qual, os três responderam “faz como disseste”.
Desta forma temos um grande aprendizado de sermos hospitaleiros, como nosso pai.
Outra grande importância é a visita de uma pessoa doente, segundo o midrash, Hashem mandou os três anjos para o caminho do nosso pai Avraham, sendo Hashem, veio pessoalmente visitar mostrando assim o quão importante é visitar um doente.
Que possamos sempre que procurar colocar em pratica os ensinamentos de nossos Pais.