Fale Conosco:
✓
Mensagem enviada com sucesso!
Prezado(a) NOME. Obrigado por entrar em contato,
Informamos que recebemos sua mensagem, e que vamos responder o mais breve possível.
Atenciosamente kolenu.
FECHAR✓
Mensagem enviada com sucesso!
Prezado(a) NOME. Obrigado por entrar em contato,
Informamos que recebemos sua mensagem, e que vamos responder o mais breve possível.
Atenciosamente kolenu.
FECHARGostou do Conteúdo?
Então CompartilheNo início da parashá Toledot (Bereshit 25:19-28:9) podemos ler: "E estas são as toledot (gerações) de Yitschac, o filho de Avraham."
Na parashá Lech Lechá(Bereshit 15:5) O Eterno havia feito está promessa à Avraham, que seus descendentes seriam como as estrelas do céu, a areia na praia e o pó da terra, incontáveis. O Eterno declara claramente à Avraham que ele seria o pai não apenas de uma nação, mas de muitas.
Então, na Parashá Toldot, a Torá nos descreve estas geraçõesde Yitschac, o filho de Avraham.É chegado o momento das gerações prometidas, mas encontramos Rivcá que assim como Sará nossa matriarca também era estéril. Aprendemos nesse momento que mesmo havendo uma promessa, as gerações não nasceram de forma natural, ou seja, a Divina Providência atuou com a força do milagre; demonstrando assim, que seus descendentes, o povo de Israel, no futuro nunca estariam sob as influências das forças da natureza. E que através das nossas preces sinceras e confiança nEle seremos receptores de bençãos,exaltando para sempre o nome dEle, como vemos no (Tehilim135:13) “Ó Adonai, Teu Nome é para sempre; Teu memorial, Adonai, é através de todas as gerações”.
O Eterno atende as preces de Yitschac e Rivcá, porém a sua gestação foi atípica, ela sentia uma dor tão excessiva que mal conseguia suportar; ao ponto de queixar-se, e foi consultar ao Eterno.
“E disse-lhe o Eterno : “Duas nações há no teu ventre, e dois reinos de tuas entranhas se dividirão; uma nação, mais que outra nação, se fortalecerá ,e a maior servirá a menor.” Nas palavras do Eterno, fica claro o futuro das gerações que estavam sendo formadas. Revelando desde o útero a identidade dos povos e suas ideologias.
Chegamos no ponto auge sobre quem se fala na Parashá,os gêmeos Essav e Yaacov, as gerações, que compartilhavam dos mesmos genes e a mesma educação; porém com uma enorme discrepância em suas personalidades.
De acordo com a Torá Essav é um homem com um grande potencial para o bem, e seu pai Yitschac gostava de Essav (Bereshit 25:28).
Yitschac é a personificação do Divino atributo de gevurah, “força”; e assim também o era Essav, por isso a Torá nos diz que ele era um perito caçador. Portanto podemos dizer que Yitschac via em Essav, um dos atributos que ele tinha.
Mas, nossos sábios nos ensinam em PirkeiAvot, Ética dos Pais: "Quem é forte? Aquele que domina suas paixões."Daqui fazemos a conexão para entendermos que Essav não foi forte ao ponto de dominar as suas paixões, e toda a suapotencialidade para o bem sucumbiu ao mal.Essav era imediatista, pensava a curto prazo, por isso vendeu sua primogenitura por um prato de lentilha, deixando aflorar o seu instinto animal.
Yaacov, era um homem integro que habitava em tendas (Bereshit 25:27), ou seja, tendas de estudo de Torá.Nossos sábios dizem que ele tinha o atributo divino detiferet que é traduzido literalmente como "beleza". A beleza do tiferet está em sua capacidade de combinar dois opostos: chesed e gevurah, quando bondade e força se fundem; Yaacov possuía esses atributos divinos e por isso tornou-se um dos nosso patriarcas.
A personalidade de Yaacov e Essav são significativas para nós enquanto descendência dos patriarcas, essas duas ideologias estão impressas em nosso interior, travando uma batalha diária, em tempos conturbados onde uma personalidade como a de Essav por muitas vezes é refletida em nós; espelho da atual sociedade. Mas em nossas vidas e em nosso serviço diário é preciso alinhar a nossa auto- imagem a nossas ações, fundindo assim a teoria com a prática mantendo nossos impulsos negativos sob controle, ou melhor, revelando seu potencial positivo. Todas as nossas escolhas e ideologias podem afetar não apenas nossas próprias vidas, mas as gerações futuras.
Shabat Shalom
REFERÊNCIAS:
A fonte da vida- Uma abordagem sobre as parashiyot e comemorações judaicas- Editora: Congregação MekorHaim; 1ª edição (23 novembro 2015).
Nos caminhos da Eternidade II: Uma abordagem sobre as parashiyot e comemorações judaicas. Editora: Congregação MekorHaim; 1ª edição (31 agosto 2015).
PirkeiAvot: Ética dos pais. São Paulo. Editora: Maayanot,2014.
Tehilim – SêferTehilimOhelYossefYitschak. Editora: Beith Lubavitch.2014
Torá - A Lei de Moisés. Editora:Sêfer. São Paulo. 2001
Gostou do Conteúdo?
Então Compartilhe