Fale Conosco:
✓
Mensagem enviada com sucesso!
Prezado(a) NOME. Obrigado por entrar em contato,
Informamos que recebemos sua mensagem, e que vamos responder o mais breve possível.
Atenciosamente kolenu.
FECHAR✓
Mensagem enviada com sucesso!
Prezado(a) NOME. Obrigado por entrar em contato,
Informamos que recebemos sua mensagem, e que vamos responder o mais breve possível.
Atenciosamente kolenu.
FECHARGostou do Conteúdo?
Então CompartilheApós Ytsichac casar-se com Rivka, passou muito tempo para ela engravidar, constantemente Ytschac em suas preces pediu a D’us essa dádiva, suas preces são atendidas e Rivca concebeu. Ela passa por uma gravidez difícil, pois “as crianças lutam dentro dela”; D’us diz a Rivca que “há duas nações em seu ventre,” e a mais jovem prevalecerá sobre a mais velha.Cumpridos os dias para ela dar à luz aos gêmeos, saiu o primeiro, era ruivo, todo ele como vestido de pelo; e chamaram-lhe Essav. Depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Essav; pelo que foi chamado Yaacov. Cresceram os meninos; e Essav tornou-se perito caçador, homem do campo, mas Yaacov homem sossegado que habitava em tendas.
Yaacov havia feito um guisado quando Essav chegou do campo muito cansado e disse Essav a Yaacov: Deixa-me peço-te para comer desse guisado vermelho. Respondeu Yaacov vende me primeiro pois a tua primogenitura. Estava Essav com tanta fome que replicou: de que me serve a primogenitura, se estou a ponto de morrer; Yaacov insistiu para ele jurar, para que pudesse comer e assim ele fez, e vendeu o seu direito de primogenitura a Yaacov.
Sobreveio a Terra uma fome além da primeira que ocorreu nos dias de Abraão. O Eterno pede a Isaac que ele não desça ao Egito, e renova a promessa que ele fez a seu pai Abraão assim ficou em gerar na Terra dos filisteus do rei Abimeleque. Os homens daquela Terra perguntam acerca de sua mulher, e ele respondeu: é minha irmã, pois temia pela sua própria vida e o amor pela sua mulher, mas o rei Abimeleque observa pela janela, e vê Isaac brincando com sua mulher, constatando o óbvio. Então chamou o rei Abimeleque a Isaac e tomou providências para que ninguém do povo tocasse nem Isaac e em Rebeca.
O Eterno abençoou e engrandeceu Isaac em todas as suas possessões, de modo que os filisteus o invejavam. Abimeleque manda Isaac partir do meio deles, Isaac vai para o vale de Guerar e pede para que seus servos recavar os poços que seu pai Abraão. Os primeiros dois poços causam conflito e o terceiro não causou conflito, ele o chamou de Reobote, dizendo: o eterno nos deu largueza, e havemos de crescer na Terra. Depois subiu dali a Beer-seba, onde foi abençoado pelo Eterno, edificou ali um altar invocando o nome do Eterno. Abimeleque veio ao encontro dele de Guerar para fazer um pacto de paz, pois viu que o eterno era com Isaac, cavaram ali um poço que veio a dar água e chamou o poço de Seba.
Essav casa-se com duas mulheres hititas. Yitschac fica velho e cego, ele expressa o desejo de abençoar Essav antes de morrer. Enquanto Essav sai para caçar o alimento preferido do pai, Rivca veste Yaacov com as roupas de Essav, cobre seus braços e pescoço com pele de cabra para simular o toque de seu irmão mais peludo, prepara um prato saboroso de lentilhas, e envia Yaacov ao pai.
Yaacov é abençoado e Isaac chora a perda tanto da primogenitura quanto a bênção, amargurado fala em tirar a vida do seu irmão, com isso Rebeca manda a Yaacov a Terra do seu irmão Labão para desviar da ira do seu irmão. Yaacov é orientado pelo seu pai e sua mãe a se casar com uma das filhas de Labão, pois não era do agrado deles as filhas dos hititas, vendo também Essav que as mulheres de Canaã eram más aos olhos de seu pai casa-se de novo dessa vez com uma das filhas de Ysmael.
Diz um Midrash:
Em sua velhice, Yitschac ficou cego.
Por que D'us fez com que o tsadic Yitschac ficasse cego? Uma razão é que D'us não concordou com o plano de Yitschac de dar a bênção do primogênito a seu filho mais velho Essav. Portanto, D'us fez com que Yitschac ficasse cego, para que Yaacov pudesse entrar sem ser reconhecido pelo pai. Ele então receberia a bênção de primogênito que merecia.
Yitschac temia estar próximo da morte. Chamou o filho mais velho, Essav, e lhe disse:
"Desejo abençoá-lo antes de morrer.
"Vá aos campos e cace um animal. Mate-o como ordena a Torá. Prepare-me uma boa refeição. Então merecerás a bênção por ter honrado seu pai."
Rivca ouviu as palavras de Yitschac. Chamou seu filho mais novo, Yaacov, e lhe disse:
"Seu pai quer abençoar seu irmão mais velho, Essav. Mas sei por uma profecia que a bênção cabe a você, porque Essav não a merece.
"Agora, vá até seu pai e obtenha a bênção antes que seu irmão volte. Prepararei a carne de dois cabritinhos novos (esta carne tem um sabor igual a de animal de caça). Seu pai está cego. Pensará que você é Essav e irá abençoá-lo."
Yaacov estava com medo.
"O que acontecerá se meu pai tocar minha pele?" - perguntou à mãe. "Sentirá que minha pele é lisa, e não cabeluda como a de Essav. Sei que Essav é mau e não merece a bênção, mas não quero que meu pai me amaldiçoe quando descobrir que o enganei."
Rivca respondeu: "Ordeno que você me ouça porque sei através de profecia, que nenhum mal lhe acontecerá. Cobrirei seu corpo com pêlo de cabra para que pareça cabeludo."
Yaacov começou a chorar. Rivca tentou acalmá-lo, dizendo:
"Yaacov, deves ir e obter a bênção, mesmo que te seja difícil. Um dia, serás o patriarca de uma nação sagrada, o povo judeu. Vai por consideração a eles, para que eles sejam abençoados."
Para certificar-se de que Yitschac ficaria convencido de que se tratava de Essav, Rivca deu a Yaacov um dos trajes de Essav que guardava para ele. "Vista esta roupa. Ela tem o cheiro do campo" disse para Yaacov. "Seu pai então acreditará que você é Essav."
O Maravilhoso Traje de Caça de Essav
A roupa que Rivca deu a Yaacov era extraordinária e maravilhosa.
Era feita de pele de cobra. Sobre ela, estavam pintados todos os animais do mundo de forma tão realista que estes pareciam vivos. Quando este traje era usado por um caçador, os animais sentiam-se atraídos pelo seu correspondente animal pintado na roupa. Inevitavelmente, os animais se aproximavam das figuras até chegarem bem perto da pessoa que usava a roupa, e se mostravam tão mansos que esta podia facilmente capturá-los.
Este maravilhoso traje de caça havia sido foi feito pelo Eterno para Adam. Mais tarde, caiu nas mãos do rei Nimrod, e como Essav matou Nimrod, ele ficou com a roupa para si.
Essav somente vestia esta roupa quando ia para os campos caçar, mas quando não a estava usando, deixava-a aos cuidados de sua mãe, Rivca. Neste dia, Essav não vestiu este traje porque seu pai havia lhe ordenado que fosse caçar com suas armas, e não com a roupa.
Autor: MIQUEIAS PEREIRA PORTO
Fonte:
TANACH da THE SOCIETY FOR DISTRIBUTING HEBREW SCRIPTURES e CHABAD
Gostou do Conteúdo?
Então Compartilhe